Necessário. Suficiente.


“Necessário” é a característica que torna algo vital, indispensável. O ar, a água, o sol são necessários à vida. Ao dizer que algo é “necessário”, não somente se demonstra que o ente caracterizado é importante, uma vez que esta característica carrega consigo a sutileza de tornar o ente uma componente cuja falta não pode ocorrer. Sem o ente necessário, não existe o fim almejado.

“Suficiente”, por outro lado, exala satisfação. O “suficiente” contém dentro de si todos os atributos “necessários”; é bastante. Quando torna-se algo “suficiente”, dá-se a este algo plenitude sobre quaisquer condições passíveis de serem impostas.

Dias desses, estava pensando sobre o significado, a importância de algumas pessoas em minha vida. Não era, de fato, um pensar arbitrário, e sim direcionado. O que faz alguém brilhar diante de meus olhos, fazer meu coração bater mais forte por ela, e meus olhos tentarem sempre a alcançar, mesmo fechados.

Claro que não cheguei, solidamente, a nenhuma conclusão. Reuni apenas fatos que podem não ter convergido a nada, mas me pareceu interessante relatar.

Percebi, primeiro, que, apesar de não terem uma primeira impressão muito amistosa de mim, acabo me tornando amigo dessas pessoas. E isto não é ruim: sempre surgem amizades verdadeiramente valoráveis. Tão valoráveis a ponto de tornarem-se necessárias. E a falta de qualquer dessas amizades é notável e desagradável.

Segundo, eu sempre tenho medo de arriscar essa amizade necessária, mesmo que isto pudesse significar a tentativa de ter um suficiente. Por mais que tudo isto possa ser muito, meu pensamento, muitas vezes lógico, escolhe o certo e menospreza quaisquer tentativas do duvidoso, mesmo que este duvidoso seja parte de uma felicidade que ainda não conheço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s